Uma conversa sobre cor, história e a falácia de rosa ser um tom feminino.

É como uma das canções de quando éramos pequenos: a árvore vem de uma semente, e a semente vem de uma fruta etc. Tudo o que temos vem de um processo que às vezes esquecemos. As cadeias de suprimentos de roupas e fornecedor de calçados têm muitas etapas de produção. Isso pode tornar difícil para as empresas de moda saberem exatamente de onde cada componente de seus produtos vem e como é feito: os botões, o forro, os zíperes, etc.

Na verdade, a maioria dos designers nunca conheceu seus fornecedores. Por quê? Quais são as coisas sobre a cadeia de suprimentos que um consumidor consciente como você deve saber?

As últimas décadas testemunharam grandes mudanças estruturais nas cadeias de suprimentos de roupas à medida que se tornaram cada vez mais globalizadas e complexas. Não se preocupe! Estamos aqui para dividi-lo em etapas mais simples.

Mas, primeiro, o que exatamente é uma cadeia de suprimentos de roupas?

A cadeia de suprimentos de roupas rastreia todas as etapas do processo de criação de um produto; desde o design até você usá-lo. A cadeia de suprimentos de roupas também exige muita mão-de-obra; empregando cerca de 60-75 milhões de pessoas, de acordo com a OIT.

As etapas da cadeia de suprimentos do vestuário:

# 1 Projetando as roupas

Esse processo envolve a finalização dos elementos de design de um produto para um fornecedor de sapatilhas; pode ser a cor, a silhueta, a construção, o tecido, o padrão e outros detalhes. Nas marcas de fast fashion, os designs costumam ser influenciados pelos principais designers e pelas tendências atuais da moda, de acordo com este estudo.

O que torna as marcas de slow fashion diferentes? Em vez de tentar consistentemente acompanhar as tendências atuais em um ritmo rápido, os designers são mais cautelosos com os impactos sociais e ambientais dos materiais em seu design; garantindo que os materiais sejam adquiridos de forma sustentável. Cradle to Cradle é uma ótima certificação a se observar ao pesquisar designs sustentáveis.

# 2: Produção e abastecimento de têxteis

Bem, este é provavelmente o estágio mais complexo da cadeia de suprimentos de roupas e calçados no atacado, mas uma etapa crucial antes de dar vida a um design. A quantidade de materiais fornecidos é baseada no número de pedidos que uma marca de moda exige.

Marcas sustentáveis ​​geralmente adotam uma abordagem de moda lenta e estão atentas à quantidade de roupas que produzem. Por outro lado, os varejistas de fast fashion produzem em massa roupas que levam à superprodução. Muitas dessas peças não são vendidas e podem acabar sendo descartadas como lixo em aterros.

A produção de têxteis envolve uma variedade de elementos que geralmente incluem:

1. Cultivo e colheita das fibras
2. Fiando as fibras em fios
3. Tecendo ou tricotando as fibras em tecido
4. Pré-tratamento do tecido: inclui lavagem, branqueamento, remoção de ceras gordurosas de fibras naturais
5. Tingimento e estampagem dos tecidos
6. Tratamentos de acabamento para adicionar apelo estético ou propriedades técnicas especiais ao tecido acabado

A indústria têxtil está associada a uma elevada pegada de carbono, uso intenso de água e contaminação do abastecimento de água. De acordo com o NRDC, as fábricas têxteis são responsáveis ​​por um quinto da poluição da água industrial em todo o mundo e, para fazer roupas, usam 20.000 produtos químicos que podem causar câncer.

A maioria das fábricas têxteis fica em países em desenvolvimento, onde os governos podem não ser capazes de acompanhar a grande pegada ambiental da indústria.

Alguns tecidos também requerem uma grande quantidade de água e este tecido comum é o algodão. Por exemplo, podem ser necessários 2.700 litros de água para fazer uma única camiseta, o que é água potável suficiente para uma pessoa viver dois anos e meio; de acordo com o WWF.

Além dos efeitos ambientais negativos, a indústria têxtil (especialmente algodão) também está associada a uma série de violações trabalhistas. Já ocorreram casos de escravidão moderna e trabalho infantil na etapa de colheita e tecelagem do algodão. De acordo com a OIT, existem aproximadamente 170 milhões de crianças envolvidas no trabalho infantil, sendo a maioria delas trabalhando na indústria têxtil.

Para algodão que promove melhores padrões ambientais e práticas trabalhistas, procure certificações como o Global Organic Textile Standard (GOTS), Better Cotton Initiative e Fairtrade. Confira alguns produtos de algodão orgânico aqui.

# 3: Projetos e materiais estão prontos? Hora de fabricar as roupas

Esta é a fase em que um design ganha vida! As matérias-primas são costuradas para fazer as roupas e posteriormente cortadas e acabadas. As peças serão confeccionadas de acordo com os materiais disponíveis e as quantidades que as marcas de moda demandarem.

Para os estágios de fabricação, tem sido comum para muitas marcas de moda nas últimas três décadas terceirizar sua produção em países em desenvolvimento por mão de obra barata. Infelizmente, os trabalhadores nesses países correm maior risco de exploração.

Os trabalhadores do setor de confecções muitas vezes trabalham em más condições, com jornadas intermináveis; alguns são forçados a trabalhar de 14 a 16 horas, 7 dias por semana, ou até tarde para cumprir o prazo estrito de uma marca de moda. Os salários também são muito baixos e eles não podem recusar horas extras (Sustain Your Style).
GOTS, Comércio Justo são alguns pontos de certificação Renoon para garantir que práticas éticas estão sendo aplicadas.

# 4: Distribuição da fábrica para varejistas e consumidores

Depois que as roupas são fabricadas, embaladas e prontas para serem vendidas, elas são transportadas e enviadas em todo o mundo para varejistas e consumidores. Com tanta terceirização para confecção de roupas, hoje em dia há muito transporte utilizado neste processo, o que leva ao aumento da poluição do solo e do ar.

Comprar de marcas e coleções locais pode ajudar a reduzir as emissões de carbono porque menos transporte é usado. No entanto, esta pode nem sempre ser a opção mais viável e os impactos ambientais decorrentes do uso do transporte são inevitáveis.

Pelo lado bom, algumas marcas fizeram um esforço consciente para compensar suas emissões de carbono nesse processo. Mais cinco para eles!

Algumas certificações que procuramos nas marcas: B Corp, beclimateneutral.

# 5: As roupas estão prontas para compra

Esta é a fase final em que as roupas são vendidas na loja ou online antes de chegar às mãos dos consumidores. Colocar as roupas à venda na loja ou online pode ter uma grande pegada de carbono. Por exemplo, com lojas físicas de roupas, as emissões de carbono são resultado do uso de energia da iluminação da loja, ventilação e energia térmica para aquecimento; de acordo com o Retail Forum for Sustainability. Já com as lojas online, isso resulta do envio e transporte extras envolvidos na entrega dos pedidos aos consumidores. Leia em Renoon o impacto das compras online versus offline.

O estágio de consumo da cadeia de suprimentos também envolve o uso das roupas depois que elas são compradas de nós, sua manutenção (lavanderia e armazenamento) e o fim de sua vida útil. É quando uma vestimenta não nos serve mais. Leia mais sobre o que acontece com as roupas quando as jogamos fora.

Agora que você teve uma visão geral dos estágios da cadeia de suprimentos de roupas e alguns dos aspectos não tão sustentáveis, como a cadeia de suprimentos de roupas pode ser mais sustentável? Como consumidores, desempenhamos um papel importante.

Um ótimo ponto de partida é apoiar coleções e marcas menores que estão tomando medidas para minimizar sua pegada ambiental e, fazendo um esforço consciente para acabar com a escravidão e a exploração em suas cadeias de abastecimento.

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